• Privacy Policy
  • Copyright
  • Contacto
365 Nacional
  • Opiniões políticas
  • Notícias mais recentes
  • Celebridades
  • Ficha pessoal
  • Monetário
  • Obra
No Result
View All Result
365 Nacional
No Result
View All Result

Início » Volume de serviços cresce forte em 2025, mas dado de dezembro mostra perda de ritmo

Volume de serviços cresce forte em 2025, mas dado de dezembro mostra perda de ritmo

in Obra
Volume de serviços cresce forte em 2025, mas dado de dezembro mostra perda de ritmo

No último mês do ano de 2025, o volume de serviços cresceu de forma expressiva, porém, o dado de dezembro mostrou uma perda de ritmo. Essa queda foi puxada principalmente pelo setor de transportes e interrompeu uma sequência de altas que vinha sendo registrada nos meses anteriores. Apesar disso, para analistas econômicos, esse resultado pode ser visto de forma positiva, pois favorece o início do ciclo de cortes da taxa Selic pelo Banco Central a partir de março.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços cresceu 2,5% em 2025, o melhor resultado desde 2013. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelos setores de informação e comunicação, que cresceram 6,5%, e de atividades turísticas, com alta de 5,2%. No entanto, o dado de dezembro mostrou uma queda de 0,7% em relação ao mês anterior, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de alta.

A queda no setor de transportes foi o principal responsável pelo resultado negativo de dezembro. Esse setor teve uma queda de 2,2%, influenciada principalmente pela redução no transporte rodoviário de cargas e no transporte aéreo de passageiros. Além disso, outros setores também apresentaram queda, como os serviços prestados às famílias (-1,2%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%).

Apesar da queda em dezembro, os analistas econômicos veem esse resultado de forma positiva. Para eles, essa desaceleração no final do ano é comum e pode ser explicada pelo período de festas e férias, que reduz a demanda por serviços. Além disso, essa queda pode ser vista como um sinal de que a economia está se estabilizando e que o ciclo de cortes da taxa Selic pode ser iniciado em breve.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Banco Central. Quando essa taxa é reduzida, os juros cobrados pelos bancos em empréstimos e financiamentos também diminuem, o que estimula o consumo e o investimento na economia. Com a queda no volume de serviços em dezembro, os analistas acreditam que o Banco Central terá mais argumentos para iniciar o ciclo de cortes da taxa Selic em março, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento da economia.

Além disso, a expectativa é de que o volume de serviços continue crescendo em 2026, impulsionado pelo aumento do consumo das famílias e pela retomada dos investimentos. Com a melhora da economia, as empresas tendem a contratar mais funcionários e a investir em novos projetos, o que gera mais demanda por serviços. Além disso, a tecnologia e a inovação também devem impulsionar o setor de serviços, com o surgimento de novas empresas e a modernização dos serviços já existentes.

Portanto, apesar da queda no último mês do ano, o volume de serviços em 2025 apresentou um crescimento expressivo e mostra sinais de que a economia está se recuperando. Com a expectativa de início do ciclo de cortes da taxa Selic, a tendência é de que esse setor continue crescendo e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. É importante que as empresas e os consumidores estejam atentos a essas mudanças e aproveitem as oportunidades que surgirão com a retomada do crescimento.

Tags: Prime Plus
Previous Post

​Mau tempo: Governo pede novo adiamento do debate quinzenal com o primeiro-ministro

Next Post

Carmona Rodrigues diz que barragem “fundamental para defender a Baixa de Coimbra” não avançou por culpa do BE. Catarina Martins desmente

Next Post
Beja vai receber, esta sexta-feira, Conselho Consultivo da CAP

Beja vai receber, esta sexta-feira, Conselho Consultivo da CAP

Notícias recentes

A herança maldita de Lula

Fevereiro 14, 2026

Mau tempo: Carneiro pede ao Governo que não deixe a presidente da Câmara de Almada sozinha

Fevereiro 14, 2026

Mau tempo: Presidente da República sugere criação de fundo de calamidade

Fevereiro 14, 2026

Dubai lança empreendimento superluxuoso, o Golden District e reforça ambição de liderar o comércio mundial deste metal precioso

Fevereiro 14, 2026
  • Privacy Policy
  • Copyright
  • Contacto
No Result
View All Result
  • Opiniões políticas
  • Notícias mais recentes
  • Celebridades
  • Ficha pessoal
  • Monetário
  • Obra