A cotação do dólar oficial na Argentina fechou em 1.489 pesos nesta quinta-feira (05/11), após ter chegado brevemente ao teto da banda, de 1.491,56. A instabilidade da moeda norte-americana tem sido uma das principais preocupações dos argentinos nos últimos meses, mas parece que finalmente há um sinal de alívio.
O Banco Central (BC) e o Tesouro dos Estados Unidos teriam atuado em conjunto para frear a alta do dólar, o que pode ser considerado uma boa notícia para o país vizinho. Isso porque, desde o início do ano, a Argentina tem enfrentado uma crise econômica que se agravou ainda mais com a pandemia do coronavírus.
A moeda argentina sofreu uma forte desvalorização em relação ao dólar, o que gerou instabilidade e incertezas no mercado. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2020, o dólar estava cotado a 63 pesos argentinos. Já em outubro, a moeda norte-americana chegou a atingir 195 pesos, uma alta de quase 200%.
Diante dessa situação, o governo argentino tomou medidas para tentar controlar a desvalorização do peso e conter a inflação. Uma delas foi implementar um sistema de bandas cambiais, onde o Banco Central estabelece um teto e um piso para a cotação do dólar, com o objetivo de manter a moeda dentro de uma faixa de flutuação.
No entanto, nos últimos dias, o dólar tem ultrapassado o teto da banda, o que gerou preocupação entre os argentinos. Mas, felizmente, nesta quinta-feira, a moeda norte-americana teve uma pequena queda e fechou em 1.489 pesos. Isso pode ser um indicativo de que as medidas tomadas pelo governo estão surtindo efeito e trazendo mais estabilidade para a economia do país.
Além disso, a atuação conjunta do Banco Central e do Tesouro dos EUA também demonstra um esforço em conjunto para controlar a cotação do dólar. Isso mostra que há uma preocupação em manter a estabilidade econômica da Argentina e evitar uma crise ainda maior.
Vale ressaltar que, mesmo com a queda do dólar nesta quinta-feira, a moeda norte-americana ainda está em um patamar alto em relação ao peso argentino. Porém, a expectativa é que, com as medidas adotadas pelo governo, a cotação do dólar continue a recuar nos próximos dias.
Para os argentinos, essa notícia traz um certo alívio e esperança de que a economia do país possa se recuperar. Afinal, a alta do dólar afeta diretamente o poder de compra da população e pode gerar uma série de consequências negativas para a vida das pessoas.
Além disso, a queda do dólar também pode ser um sinal positivo para os investidores, que estavam receosos em aplicar seu dinheiro no país devido à instabilidade econômica. Com uma moeda mais estável, a Argentina pode se tornar um destino mais atrativo para investimentos.
Em resumo, a cotação do dólar oficial na Argentina fechou em 1.489 pesos, após cinco sessões de alta. A atuação do Banco Central e do Tesouro dos EUA trouxe mais estabilidade para a moeda e pode ser considerada uma boa notícia para o país vizinho. A expectativa é que, com as medidas tomadas pelo governo, a economia da Argentina possa se recuperar e trazer mais tranquilidade para a população.

