As Pequenas e Médias Empresas (PME) têm um papel fundamental na economia de qualquer país, representando a grande maioria das empresas em atividade e gerando grande parte dos empregos. No entanto, muitas vezes essas empresas enfrentam dificuldades em se manterem competitivas e inovadoras, principalmente devido à falta de recursos e conhecimento sobre as novas tecnologias e metodologias de gestão.
Foi com o objetivo de auxiliar as PME nesse processo de modernização e capacitação que a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) lançou o programa Vales Coaching 4.0. Trata-se de um programa que visa disponibilizar um apoio financeiro de dez mil euros a cada empresa selecionada, para que possam contratar um serviço de coaching especializado em inovação e transformação digital.
O período de candidaturas para esse programa abriu hoje, dia 21 de abril, e se estenderá até o dia 21 de maio. Essa é uma excelente oportunidade para as PME que buscam se modernizar e alcançar um maior nível de competitividade, mas que muitas vezes não possuem os recursos necessários para investir em novas tecnologias e metodologias.
O coaching é uma ferramenta amplamente conhecida e utilizada em diversas áreas, como esportes, carreiras e vida pessoal. No mundo dos negócios, ele também tem se mostrado bastante eficaz, auxiliando empresas a atingirem seus objetivos e melhorarem seus resultados. Com o coaching 4.0, especificamente direcionado para a inovação e transformação digital, as PME poderão receber um acompanhamento personalizado e adequado às suas necessidades, com o intuito de alavancar seu crescimento e desenvolvimento.
O programa Vales Coaching 4.0 é destinado a PME que se enquadram no setor da indústria transformadora, dos serviços de tecnologias de informação e comunicação ou que possuam um código de atividade económica (CAE) relacionado à indústria 4.0. Além disso, é necessário que a empresa tenha dois a 100 trabalhadores e um volume de negócios anual inferior a 10 milhões de euros.
Para se candidatarem, as empresas devem preencher um formulário online no site do IAPMEI e apresentar um plano de ação com os objetivos que desejam alcançar através do coaching 4.0. Os candidatos serão avaliados com base em critérios como o potencial de impacto do projeto, a inovação e criatividade, a relevância e urgência do tema, entre outros.
É importante ressaltar que, além do apoio financeiro, as empresas selecionadas terão acesso a um acompanhamento técnico especializado, que irá auxiliá-las na implementação do plano de ação e na melhoria de seus processos e práticas. Com isso, as PME terão em mãos uma oportunidade única de se atualizarem e se tornarem mais competitivas no mercado.
Para o Diretor-Geral do IAPMEI, Miguel Cruz, este programa “é um importante contributo para que as PME portuguesas possam ser mais inovadoras e competitivas, através da adoção de ferramentas de apoio à gestão e da transformação digital”. Ele ainda destaca que a IAPMEI acredita que “o coaching 4.0 será uma mais-valia para as empresas selecionadas, permitindo-lhes alavancar o seu desempenho e a qualidade do seu serviço”.
Além da clara vantagem financeira, esse programa representa uma grande oportunidade para as PME se atualizarem e se adaptarem às mudanças tecnológicas e de mercado, tornando-se mais eficientes e preparadas para enfrentar os desafios do mundo empresarial atual.
Em tempos de incertezas e desafios, é fundamental que