O Banco de Portugal informou em comunicado que a Oitante, cujo Fundo de Resolução é acionista único, efetuou uma distribuição de reservas no montante de 31,8 milhões de euros, sendo que esta foi a segunda distribuição ocorrida este ano, depois do pagamento de um dividendo de 32 milhões de euros também em 2023.
“Em termos agregados, a Oitante já distribuiu ao Fundo de Resolução o montante de 78,8 milhões de euros, dos quais 63,8 milhões de euros foram entregues em 2023. Os valores obtidos e a obter pelo Fundo de Resolução em resultado da sua participação de 100%
no capital da Oitante contribuirão para a redução dos prejuízos de 489 milhões de euros que este Fundo suportou na resolução do BANIF e serão utilizados no reembolso da dívida do Fundo de Resolução, nomeadamente perante o Estado”, informou o Banco de Portugal esta quinta-feira.
Sobre a mesma operação, a Oitante salientou em comunicado que esta “representa o alcançar de mais um objetivo resultado da estratégia implementada pela Sociedade. Recorda-se que a Oitante concluiu com sucesso o pagamento da totalidade do seu empréstimo obrigacionista de 746 milhões de euros, a 30 de junho de 2022, antecipando dessa forma em 3 anos o vencimento do empréstimo obrigacionista previsto para dezembro de 2025, com claros ganhos e poupanças para o acionista”.