O Sporting CP anunciou esta quarta-feira junto da CMVM a aquisição de 51.416.952 de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em Ações (VMOC) ao Novobanco, sendo que após a conversão de créditos, esta operação resulta num aumento da participação do clube no capital social da Sporting SAD para 88%.
Esta operação, que poderia ser efetuada até 2026, foi concretizada após uma operação em que o Sporting antecipou receitas do contrato com a NOS, via Sagasta, uma outra entidade financeira.
“Este é um marco histórico na vida do Clube. Concluiu-se a última etapa que permite acelerar a Nova Era que já se iniciou. A concretização deste objectivo constitui o passo final do caminho que foi definido em 2018, com o propósito de assegurar que o Clube seria dono do seu próprio destino”, destacou o clube em comunicado.
O clube realça neste comunicado que “uma vez assegurado a 4 de Março de 2022 o controlo da maioria do capital da SAD, colocou-se hoje, 27 de Dezembro de 2023, um ponto final ao Acordo Quadro de Restruturação Financeira assinado em Novembro de 2014”.
Alcançado este objetivo, o Sporting CP coloca o objetivo de, “de forma constante e inequívoca, estar na disputa da liderança de todas as competições desportivas, de forma sustentável e sustentada, com foco na criação de valor a longo prazo”.
“Um passo que permite arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube”, conclui o clube.